quarta-feira, 26 de setembro de 2018

ABAIXO O EUCALIPTO TOCA A PLANTAR PAULOWNIA...


A Paulownia, é uma espécie de crescimento rápido, exótica, originária da Ásia e sem qualquer problema fitossanitário conhecido.
Estamos apenas a falar da Paulownia tomentosa, porque é a única que se enquadra no Decreto-Lei 565/99 que regulamenta a introdução de espécies exóticas no País.
Esta árvore produz uma madeira nobre, muito leve e que não empena, e ao fim de oito anos cada árvore dá cerca de 1,3 m3 de madeira, regenerando-se cerca de oito vezes. Não estraga o solo, antes fertilizando-o, reduz 10x mais a emissão de CO2, sendo uma grande ajuda no combate à poluição, pois liberta também 10x mais oxigénio que uma árvore comum. Como tem uma temperatura de inflamação elevada, é óptima para faixas de contenção de incêndios. Gosta de solos com pH entre os 5,5 e os 8, o que cobre cerca de 80% do território Nacional.
A Paulownia é uma árvore que, ao contrário do eucalipto, transporta a água desde a sua folha até à raiz que por sua vez, faz uma espécie de um saco que armazena e conserva a água”. Durante a noite absorve a humidade e à luz do dia, quando precisa de se alimentar, vai à reserva que obteve durante a noite. Este é um tipo de árvore que necessita de pelo menos 14 horas, de luminosidade por dia, em Portugal. Noutros países, o desenvolvimento da árvore é um pouco mais lento.

3 comentários:

  1. Se você diz, eu apoio :))

    Hoje » És a minha luz.

    Bjos
    Votos de um óptimo fim de tarde

    ResponderEliminar
  2. A ser verdade, porque não exigimos ao governo a sua introdução na nossa floresta?
    Podemos fazer uma petição pública.
    Abraço

    ResponderEliminar