A
Alemanha tem sido nos últimos tempos o palco de uma campanha de
desacreditação do carro elétrico. Esta história acaba de ganhar mais um
capítulo.
Um
estudo realizado por algumas instituições académicas prestigiadas de
investigação da Alemanha levantou o coro de contestação em relação aos
carros elétricos. De acordo com a investigação, os carros elétricos são
mais poluentes do que veículos alimentados por combustíveis fósseis.
Agora, a Alemanha emite um documentário onde enfatiza que os carros elétricos podem ter um impacto ambiental maior do que um carro a diesel ou a gasolina.
Segundo este estudo, todo o processo de elaboração do elétrico,
considerando também as fontes de alimentação, são mais poluentes.
Christoph Buchal, professor da Universidade de Colónia, refere que o processo de extraçãodos
componentes que dão forma à bateria do carro elétrico – como o lítio, o
cobalto ou o manganês – fazem com que as emissões na produção do
veículo sejam superiores à que emite um equivalente a gasóleo ou a
gasolina durante a sua vida.
De acordo com o Pplware,
este estudo levantou uma onda de contestação que levou vários
especialistas a pronunciarem-se. Segundo os que defendem esta teoria,
neste processo é requerida a mobilização de grandes quantidades de água,
havendo também o uso de produtos químicos para a separação dos
componentes. Algo que tem, de acordo com o documentário, causado grandes
efeitos sobre a população local e o gado.
Desta
forma, para níveis de autonomia semelhantes, a conclusão é que os
carros elétricos terão maior impacto no que toca a emissões. Mas nem
todos estão de acordo.
Os
defensores dos elétricos seguram-se em argumentos como a limpeza do
ambiente em torno destes veículos, o silêncio, a durabilidade dos
materiais e a ausência de fluidos igualmente poluentes. No entanto, de
acordo com o Pplware, contra estes elétricos são apontados argumentos
que mostram a dependência energética que resulta da combustão do carvão, da combustão do lignite, da energia nuclear e de outras fontes, entre elas as renováveis.
Ouro argumento a favor prende-se com o facto de haver cada vez mais energia renovávelna
Alemanha. Esta disponibilidade pode permitir que um carro elétrico seja
recarregado de maneira mais limpa, e permitirá também que as
instalações dedicadas à produção das baterias sejam alimentadas de
maneira mais sustentável.
O
estudo referia um outro argumento que se prende com a grande produção
de lítio originária de países sul-americanos. Desse modo, era apontado
que as comunidadesindígenas sofrem com a exploração. Contudo, a maior parte deste mineral vem de minas na Austrália.
Não si bem onde nos levam ou querem levar certos estudos. Li hoje um que diz que nada adianta o que fazemos pelo planeta. A única salvação do planeta é viver na miséria.
ResponderEliminarhttp://visao.sapo.pt/opiniao/2019-05-30-Quer-fazer-bem-ao-ambiente--Seja-pobre?fbclid=IwAR2dhz7LfkYXA_VCzmczHf1QLvqmYerZ1IzPf_zdFFe3wPi7j27skirWPsg
Abraço
Será mesmo ou é o lobby dos combustíveis fosseis a trabalhar
ResponderEliminarAbraço
Kique
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