quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

O TELEMÓVEL DE CONAN OSÍRIS

Letra:

 Eu parti o telemóvel
A tentar ligar para o céu
Pra saber se eu mato a saudade
Ou quem morre sou eu

Quem mata quem
Quem mata quem
Mata?
Quem mata quem?

Nem eu sei
Quando eu souber eu não ligo a mais ninguém

Se a vida ligar
Se a vida mandar mensagem
Se ela não parar
E tu não tiveres coragem de atender
Tu já sabes o que é que vai acontecer

Eu vou descer à minha escada
Vou estragar o telemóvel
O telele
Eu vou partir o telemóvel
O teu e o meu
E eu vou estragar o telemóvel
Quero viver e escangalhar o telemóvel

E se eu partir o telemóvel?
Eu só parto aquilo que é meu.


 Reflexão do músico Paulo Bastos

Depois de ver tanta crítica particularmente à letra da música “Telemoveis” do Conan Osiris, fiquei perplexo! pois considero que esta letra é de longe um exemplo das melhores que se fazem hoje em dia no universo da música Pop/Rock, onde atualmente as letras são na sua maioria "receitas de bolos": textos muito claros e objetivos, desinteressantes sem qualquer capacidade de surpreender ou promover viagens por histórias nas nossas mentes. Então para os mais desatentos, que apenas ouviram duas frases da letra e logo concluíram sumariamente que a letra não presta (pois utiliza termos/palavras alegadamente pouco interessantes), faço aqui, a título de exemplo, uma breve explicação (FRASE POR FRASE) de uma das MUITAS viagens que se pode fazer por esta letra, bastante rica, capaz de nos levar por mundos onde só a arte penetra:

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EU PARTI O TELEMÓVEL 
(De tanto uso destruí o telemóvel)
A TENTAR LIGAR PARA O CÉU 
(a tentar através dele chegar desesperadamente a um estado de felicidade plena, ao céu/paraíso)
PARA SABER SE EU MATO A SAUDADE 
(fiz isso para tentar matar/alhear-me/libertar-me do sofrimento (causado pela saudade extrema) que me traz a vida real)
OU QUEM MORRE SOU EU 
(pois se não conseguir matar esse sofrimento/saudade quem morre sou eu, pois não aguento a dor)

QUEM MATA QUEM 
(Mas afinal quem mata quem? o telemóvel matara o sofrimento? o sofrimento vai-me matar a mim? ou o próprio telemóvel mata-me a mim ao tornar-me alheado da verdadeira vida real?)
QUEM MATA QUEM MATA? 
(Quem mata o que me mata?: quem mata o meu sofrimento? quem mata o telemóvel que me mata/alheia da vida?)
QUEM MATA QUEM? 
(Será que eu tenho coragem para matar/deixar o telemóvel? se sim, depois quem mata o meu sofrimento/saudade?)
NEM EU SEI 
QUANDO EU SOUBER EU NÃO LIGO A MAIS NINGUÉM 
(Quando souber como tudo isto funciona ai sim não precisarei mais de telemóveis)

SE A VIDA LIGAR 
SE A VIDA MANDAR MENSAGEM 
SE ELA NÃO PARAR 
E TU NÃO TIVERES CORAGEM DE ATENDER 
TU JÁ SABES O QUE É QUE VAI ACONTECER 
EU VOU DESCER À MINHA ESCADA 
VOU ESTRAGAR O TELEMÓVEL 
(Se a vida não parar e me trouxer mais problemas mais sofrimento, tenho de me lembrar que não me posso refugiar no telemóvel, tenho de partir o telemóvel para não ter a tentação de me refugiar nele)

O TELELE 
EU VOU PARTIR O TELEMÓVEL 
O TEU E O MEU 
E EU VOU ESTRAGAR O TELEMÓVEL 
QUERO VIVER E ESCANGALHAR O TELEMÓVEL 
(Quero viver, quero libertar-me deste vício do telemóvel, que me prende e não me deixar ter emoções reais, não me deixa viver, quero libertar-me, partir todos os telemóveis, evitar que os outros caiam neste precipício também)

E SE EU PARTIR O TELEMÓVEL? 
EU SÓ PARTO AQUILO QUE É MEU 
(Se partir o telemóvel não vou magoar ninguém, não será nada dramático, deveria ser algo simples de fazer, só me implica a mim, só depende de mim)
TOU PRA VER SE A SAUDADE MORRE 
(Mas se o partir, a saudade/sofrimento que me levou a refugiar no telemóvel será que não volta?)
VAI NA VOLTA QUEM MORRE SOU EU 
(quem morre se calhar serei eu que já talvez não consiga viver sem o telemóvel neste momento. Mesmo se conseguisse e se depois o sofrimento voltasse? sei que não conseguia viver com a dor desse sofrimento)

QUEM MATA QUEM MATA? 
(conseguirei eu destruir o telemóvel ou ele e que me vai acabar por matar a mim?)
(Quem mata aquilo que me está a matar, alguem me ajuda?)
(conseguirei eu destruir o telemóvel ou sem ele eu é que morro?)
EU NEM SEI 
A CHIBARIA NUNCA VIU NASCER NINGUÉM 
(Se-calhar não conseguirei renascer, não saberei viver sem ele, por outro lado por causa dele sei que não vou mais conseguir apreciar o que nasce à minha volta na vida real da qual, por causa dele, estou alheado, a passar ao lado)
EU PARTIA TELEMÓVEIS 
(antes, ria-me dos viciados, eu proprio partia telemoveis, dizia ter coragem para sair deste tipo de  vícios)
MAS EU NUNCA MAIS PARTO O MEU 
(mas não estou a conseguir tomar essa decisão agora e partir o telemóvel, não estou a conseguir sair do vício, que se tornou mais forte que eu)
EU SEI QUE A SAUDADE TÁ MORTA 
(sei que a vida real, a vida com emoções reais, vida das memórias reais, está morta para mim enquanto tiver este vício)
(sei que já não sinto sequer a saudade (ela realmente morreu), mas isso aconteceu porque quem morreu já fui eu, vivo agora fechado numa ilusão e num vício, apegado ao telemóvel)
QUEM MANDOU A FLECHA, FUI EU 
(mas quem se auto destruiu fui eu)
QUEM MANDOU A FLECHA, FUI EU
(fui eu que me deixar chegar a este ponto, a culpa não é de mais ninguém)

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Isto não se devia fazer cada um deveria fazer a sua viagem … mas pareceu-me a forma mais simples de tentar explicar a minha posição perante ataques cerrados…

Concluindo, não só a letra é rica, como a temática que a mesma pode abordar.

Isto foi apenas um exemplo feito rapidamente, esta letra deixa espaço para outras viagens com nuances diferentes e mais ou menos específicas como por exemplo o sofrimento referido ser especificamente por causa de alguém que morreu (daí o telefonar para o céu … para matar a saudade … de forma frustrada, ... partir o telemóvel), ou o sofrimento ser devido a um amor passado pelo que no final das chamadas depois das discussões só lhe apetecia  partir o telemóvel …. deixo ideias para vocês fazerem a vossa própria história :), para os menos criativos...

Conan Osiris tem nos seus textos várias camadas, que servem para os superficiais que se contentam com utilização de palavras engraçadas, do dia a dia, bem articuladas e encadeadas a um bom ritmo e ao mesmo tempo para os que apreciam viagens e abordagem a problemáticas/temas ao mesmo tempo simples e complexos da nossa humanidade/sociedade. Daí a sua arte ser (para alguns inexplicavelmente) tão transversal...

“Quem afirma que falta talento a Conan Osiris pouco ou nada percebe de artes performativas. O rapaz encontrou um estilo que não tínhamos visto até agora em Portugal e conseguiu construí-lo e sublimá-lo a um ponto que toda a imagética seja tão forte quanto a música”
A isto acrescento: igualmente para o seu texto/palavra … portanto o ARTISTA COMPLETO
 

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